O que cozinhar durante a quarentena da Covid-19?


22 Mar
22Mar

Até há uma semana atrás pensar no que cozinhar durante a quarentena da Covid-19 nem nos passaria pela cabeça! Hoje, os tempos atípicos que vivemos levam-nos a repensar até as refeições que podemos preparar em casa.

O período de quarentena imposto para a Covid-19 pela DGS e OMS é de 14 dias. Estarmos 14 dias confinados a 4 paredes pode tornar-se saturante em todos os sentidos. Até na confeção das refeições! Além de ficarmos limitados aos ingredientes que vamos tendo na despensa e no frigorífico para preparar os cozinhados.  Na verdade, alguns de nós nem chegaram a ter tempo para repor os alimentos da sua despensa! E tendo a maioria os filhos em casa na quarentena, conciliar o trabalho remoto com a atividade de cozinhar, pode ser uma tarefa desgastante. O facto é que, com o passar do tempo da quarentena da Covid-19, a nossa criatividade culinária começa a desvanecer!

Assim, ao apercebemo-nos que cozinhar durante a quarentena da Covid-19 poderia tornar-se um desafio para muitos de vós, decidimos ajudar! Como?! Vamos partilhar convosco 5 ideias simples de pratos saudáveis e variados que possam ser facilmente cozinhados em casa! 



Antes de pensar no que vai cozinhar na quarentena da Covid-19 confira os alimentos que tem disponíveis em sua casa


Durante a quarentena da Covid-19 planeie as refeições a cozinhar. Comece por olhar para a sua despensa e o seu frigorífico. Que alimentos tem disponíveis? Provavelmente, a sua despensa deve estar especialmente repleta de cereais, como o arroz e as massas. Já para não falar das leguminosas secas, como o feijão e lentilhas. Muitos de vós também devem ter optado por sementes secas, como a quinoa, o sésamo e a noz. E, claro, a remessa dos congelados, sobretudo carne e peixe fresco, que tiveram que ser congelados para perdurarem mais tempo! Já no frigorífico encontramos os cogumelos, as verduras de época, os tomates, a fruta e o limões.  Dos hortícolas, as cebolas, o alho e as cenouras, estão em maioria, acompanhados das batatas como tubérculo favorito. Os frescos estão em menor quantidade, o que é normal acontecer durante este período da Covid-19. Porém, pode sempre socorrer-se da mercearia local para rapidamente os repor no início de cada nova semana. Ao fazê-lo está, por um lado, a apoiar os pequenos produtores; e, por outro lado, evita filas desnecessárias e o contacto com demasiadas pessoas em circulação dentro da superfície comercial. Sentir-se-á mais seguro e poderá realizar as suas compras com mais tranquilidade!

Consciente ou inconscientemente, a sua preferência pela compra de maior quantidade de alimentos secos em detrimento dos frescos tem a ver com a sua vida útil mais prolongada. Na verdade, não sabemos bem por quanto tempo se vai estender o estado de quarentena da Covid-19! Mas, a garantia é de que nas mercearias locais vai encontrar sempre frescos de boa qualidade e em quantidade suficiente todas as semanas. De facto, os produtores locais continuam ativos e a trabalhar no sentido de providenciar bens alimentares essenciais a todas as famílias!

No fundo, mesmo com medo da Covid-19, os produtores locais e as pequenas mercearias sabem que nenhum de nós pode passar sem comer! E uma boa refeição ajuda a aconchegar estômago e corações! Ademais, os alimentos são os melhores amigos no reforço das defesas do nosso organismo. Por outro lado, esta pode ser uma ótima oportunidade para mudar hábitos alimentares em família. Durante a quarentena da Covid-19 o recurso à junk food não está facilitado e deve ser evitado! Porquê? Primeiro, a junk food não é rica em nutrientes essenciais ao seu bem-estar e ao da sua família. Depois, apenas vão contribuir para o aumento de peso de todos lá em casa. Se estamos confinados ao espaço da nossa habitação, a nossa atividade física reduz-se bastante. Logo, para compensar, a nossa alimentação deve ser a mais saudável possível!



5 refeições simples, saudáveis e apetitosas com ingredientes comuns para cozinhar durante a quarentena da Covid-19


Vamos, então, arregaçar as mangas e dar asas à imaginação com a listagem dos alimentos que temos em mãos. Começamos sempre por pratos que dão prioridade à utilização dos alimentos frescos na sua confeção, mesmo durante a quarentena da Covid-19. Por isso é que é tão importante olharmos primeiramente para os alimentos que temos na despensa e no frigorífico!


Eis a nossa proposta de refeições:

  • Refeição número 1: arroz malandrinho de tomate, feijão manteiga e grelos com filetes de pescada
  • Refeição número 2: massada de carne com cenouras e ervilhas
  • Refeição número 3: arroz seco com brócolos e carne assada com batata
  • Refeição número 4: esparguete e lentilhas à bolonhesa com cogumelos e cenoura
  • Refeição número 5: arroz seco com sementes de quinoa e omelete de legumes


  1. Arroz malandrinho de tomate e feijão manteiga com filetes de pescada

Cozinhar durante a quarentena da Covid-19 leva-nos a, muitas das vezes, optarmos por alimentos alternativos para os pratos propostos! Por exemplo, neste caso, o arroz malandrinho deveria ser, como manda a tradição gastronómica portuguesa, feito com arroz carolino. Mas se não o tem, quebre as regras e, em alternativa, use arroz agulha. Prepare um bom refogado de cebola e alho. São alimentos com uma excelente ação antiviral! Por isso, estes dois alimentos devem ser repostos na despensa sempre que lhe for possível. Deverá, também, optar por tomate fresco. Mas em condições excecionais como a que vivemos com a Covid-19, se não tiver tomate fresco, socorra-se da menos saudável e menos saborosa polpa de tomate embalada!

Quanto ao feijão manteiga, se não for esse o tipo de feijão que tem em casa, não desespere! Pode facilmente substituí-lo pelo feijão branco ou pelo feijão vermelho. O que importa é que seja feijão, pois é um alimento altamente proteico! Relembre-se que tem de o demolhar no dia anterior, para ficar perfeitamente hidratado para ser cozinhado!

Peixe fresco nesta altura será realmente difícil! Por isso, socorra-se daquele peixe fresco que comprou na peixaria antes desta fase do estado de emergência da Covid-19 começar e que por via das dúvidas decidiu congelar. O peixe é um alimento rico em nutrientes essenciais como vitaminas, omega-3 e sais minerais. Contribui por isso para o bom funcionamento cardíaco e mental.


  1. Massada de carne com cenouras e ervilhas

Certamente que as massas foram daqueles alimentos que pensou logo em adquirir em quantidade para cozinhar durante a quarentena da Covid-19. Seja cotovelos, penne, fusilli ou conchas, massa é massa! E todos gostamos de massa. Mesmo as crianças! O preparado para a massada deixamos ao seu gosto. Até porque pode não ter as especiarias ou ervas aromáticas ideais, e mais uma vez terá de improvisar com aquilo que tiver em casa!

Quanto à carne, pode optar por vitela ou carne de porco. Deixamos, mais uma vez, ao seu critério! Fresca seria o ideal! Porém, se por precaução comprou em quantidade suficiente no talho e depois congelou, também serve. Não vamos ser esquisitos num período de quarentena. O que importa é que seja carne fresca congelada e não carne pré-confeccionada. A carne tem elevado teor proteico, o que é fundamental para o bom funcionamento celular.


  1. Arroz seco com brócolos e frango assado com batata

Brócolos não são os legumes favoritos da pequenada, nem de muitos adultos, na verdade! Mas são ricos em vitamina C e cálcio! Portanto, nesta fase de mudança, alimentos saudáveis como os brócolos são essenciais no combate ao Covid-19. Cozinhe-os juntamente com um arroz basmati, ou em alternativa um arroz selvagem, salteado em alho e azeite. Se só tiver arroz agulha, use essa variedade de arroz como alternativa! Sirva-o com um frango assado com batata. Este é um prato que lhe consome pouco tempo de preparação e é sempre muito saboroso.


  1. Esparguete e lentilhas à bolonhesa com cogumelos e cenoura

Durante a quarentena da Covid-19 dedique um dia da semana a um prato vegetariano. 

As lentilhas, para além de saborosas, são ricas em proteínas. Já os cogumelos são ricos em antioxidantes. E a cenoura em vitamina A. É um trio maravilha para o seu bem-estar! E o seu organismo agradece:

- As proteínas são essenciais para a renovação celular.

- Os antioxidantes são importantes para o nosso sistema imunitário.

- A vitamina A é crucial para a renovação da pele e a manutenção da visão.

E, não se esqueça de criar a base de refogado com alho, cebola e muito tomate! Preferencialmente, tomate fresco! São vitaminas e antioxidantes extra que entram nesta refeição! Já o esparguete, como qualquer um dos cereais que mencionamos anteriormente, é importante para repor a vitalidade! Pois mesmos estando a trabalhar a partir de casa, gastamos energia!


  1. Arroz seco com sementes de quinoa e omelete de legumes

Chegamos a sexta-feira! O cansaço acumulado de uma semana de trabalho em casa por causa da quarentena da Covid-19, começa a dar sinais. Preparar rapidamente uma refeição nutritiva para o almoço torna-se crucial. Por isso, nada melhor do que uma omelete! Sobretudo se for uma omelete vegetariana! Entre espinafres, alho francês ou courgette, a escolha é fácil! Salsa a gosto ou oregãos, e está pronta a servir-se! Junte ao arroz branco uma semente como a quinoa ou as sementes de sésamo para extra nutrientes. E boa refeição em família!



Planeie as refeições simples com ingredientes comuns e adapte-se mais facilmente à quarentena da Covid-19


Embora a quarentena da Covid-19 aparente um filme de apocalipse zombie, a verdade é que os serviços essenciais continuam a funcionar. E as medidas de emergência impostas permitem-lhe deslocar-se para comprar alimentos. Com a despensa e o congelador bem recheados, nos próximos tempos só terá de se preocupar com os frescos. Sendo assim, para os adquirir opte sempre pela sua mercearia local. Para além de evitar aglomerados de pessoas, tem legumes e fruta de época que vêm diretamente dos produtores locais. São legumes e frutas mais saudáveis, de produção biológica ou sustentável.

Lembre-se que no decurso da quarentena da Covid-19 pode variar nas refeições, mudando um ou dois ingredientes, e mantendo os restantes ingredientes comuns. Uma alimentação saudável é meio caminho para um organismo mais resistente!

Mais ideias de refeições práticas e simples são sempre bem-vindas! Partilhe connosco a sua experiência de trabalhar em casa e de ter de preparar refeições para toda a família durante a quarentena da Covid-19. 

Fique em casa, proteja-se e proteja os seus! Juntos iremos ultrapassar esta pandemia!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.